Gostaríamos de compartilhar o artigo "Entre a Dor e a Esperança” a seguir, publicado nesta semana pelo jornal Correio Braziliense. O texto aborda com muita propriedade uma questão relevante: os impactos da falta de revisão periódica da lista de medicamentos fornecidos pelo SUS para portadores de doenças crônicas.
A falta de atualização das listas tem obrigado médicos e pacientes a buscar na Justiça alguns dos medicamentos desenvolvidos na última década e que, em muitos casos, se mostraram mais eficientes que os remédios tradicionais. Alem do duplo sofrimento para os pacientes, que enfrentam a doença e a lentidão judicial, os processos oneram os cofres públicos e sobrecarregam o Poder Judiciário.
A revisão dos protocolos, ora em andamento, pode colocar fim a esta problemática, ampliando os medicamentos atualmente disponíveis na rede pública de Saúde. Como entidade que representa nacionalmente os portadores de doenças reumáticas, consideramos importante alertar para os impactos desta decisão sobre a vida de mais de meio milhão de brasileiros que hoje sofrem de Artrite Reumatóide, uma doença sem cura e altamente incapacitante.
Cordialmente,
Abigail Gomes Silva
Presidente
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário